Título: Alto San Raphael - Maracaju Descrição:

A residência desenvolvida para o terreno localizado no loteamento Altos de San Raphael localizado em Maracaju – MS conta com soluções sustentáveis, design exclusivo e soluções tecnológicas na sua execução.

Com área em torno de 325 m² a residência possui aproveitamento de águas pluviais feita através de cisternas para coleta, que estão localizadas no subsolo da residência. Essa água será reutilizada nas descargas de banheiros e também para lavagem das áreas externas.

Outros dois pontos de destaque são o aproveitamento da energia solar, com o uso de placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica e também as amplas aberturas que se utilizam da luz solar para iluminação natural e minimizar o uso de luminárias durante o dia. Aliás, todas as luminárias utilizadas possuem luz de led que são energeticamente mais eficientes.

Em relação à tecnologia, o projeto foi concebido com o sistema estrutural conhecido por steel frame que utiliza estrutura de aço e painéis de fechamento, tendo como vantagens o menor tempo de obra, menos desperdício  e consumo de água melhoria do conforto acústico e ampliação do espaço interno. Esse sistema construtivo reforça o caráter sustentável da residência.